Edição exclusiva - Mobilizações Estudantis
Diversos autores - junho de 2024
A edição especial da coluna opinativa, com cinco textos escritos acerca do tema de “mobilizações estudantis” foi lançada durante a greve da Unifesp em 2024.
Edição exclusiva - Mobilizações Estudantis
Diversos autores - junho de 2024
A edição especial da coluna opinativa, com cinco textos escritos acerca do tema de “mobilizações estudantis” foi lançada durante a greve da Unifesp em 2024.
Edição 10 - Revista da Coluna Opinativa
Diversos autores - outubro de 2023
A 10º edição chega com um novo formato! Agora todos os temas que tiverem inscrites serão publicados. Não deixe de conferir!
Edição 8 - Eleições 2022 e o recrudescimento da violência política no Brasil
Leonardo Ribeiro de Sousa - 21 de novembro de 2022
"Na noite de nove de julho de 2022, em Foz do Iguaçu, interior do Paraná, foi executado a tiros o Guarda Municipal e tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) Marcelo Aloizio de Arruda. Marcelo Arruda, como era conhecido, nasceu e foi criado na favela dos Bancários e como tantos outros jovens periféricos viu na política a oportunidade de ampliar o horizonte de atuação e mudança social, concorrendo como candidato a vice-prefeito da cidade em 2020..."
Edição 7 - A Guerra na Ucrânia e a Crise na Cadeia Global de Alimentos
Gustavo de Oliveira Camargo - 30 de junho de 2022
"A guerra da Rússia na Ucrânia é um dos maiores eventos na política internacional do século XXI, cujas consequências no sistema internacional só deverão ser entendidas com maior clareza em estudos a posteriori, dado o devido distanciamento histórico. Porém, alguns efeitos da invasão já podem ser percebidos, principalmente aqueles mais imediatos ao comércio internacional. Alguns destes impactos serão aqui analisados, especificamente os referentes à crise na cadeia global de alimentos..."
Edição 6 - Conflitos bélicos e violações dos Direitos Humanos
Matheus Kemeron Alves Valerio - 16 de maio de 2022
"O sistema internacional (S.I) caracteriza-se, segundo Edward Carr (1981), por sua anarquia — isto é: não há uma entidade soberana que se sobreponha aos atores do S.I —; essa característica dá margem, segundo o autor, para que os Estados, principais atores do sistema, entrem em conflito, já que a sobrevivência e a busca pelo poder são pontos relevantes nesse cenário mundial. E nesses embates entre nações, que muitas vezes são marcados por conflitos bélicos, podem ocorrer violências contra os direitos humanos — validados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948 (em um contexto após a Segunda Guerra Mundial)—, que constam na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)..."
Edição 5 - Eleições Chilenas: Mudanças na América latina?
Beatriz Vogel Bordignon - 20 de fevereiro de 2022
"No dia 19 de dezembro de 2021, o Chile elegeu Gabriel Boric presidente em um processo eleitoral que pode ser considerado o mais importante do país em seu período pós-ditatorial. Tendo em vista a possibilidade de construção de uma nova Carta Magna, o povo chileno tem esperanças de abandonar uma das heranças mais significativas da ditadura Pinochet: sua égide legislativa autoritária, a Constituição de 1980..."
Edição 4 - Auxílio Brasil e o fim dos Programas Assistencialistas
Pedro Ernesto de Freitas e Silva - 20 de dezembro de 2021
"A partir dos anos 2000, o Brasil se torno uma referência mundial no tocante a era programas assistenciais de transferência de renda, sendo reconhecido pela sua eficiência e que proporcionou a quase erradicação da miséria e a saída do país do mapa da fome de acordo com o relatório de 2014 da ONU. O principal instrumento que propiciou esse resultado foi a criação do Bolsa Família, que garantia uma renda mínima a milhões de famílias no Brasil..."
Edição 3 - Feminismo Ocidental e as Mulheres Muçulmanas
Emília Carolina Nobre de Lima - 14 de novembro de 2021
"As mulheres muçulmanas têm sido uma pauta de crescente destaque na mídia desde que o Talibã tomou Cabul (capital do Afeganistão) em agosto de 2021, após 20 anos na retaguarda dos EUA, logo, essas trincheiras voltaram a ser assunto nos veículos midiáticos. Os direitos das mulheres afegãs, que em sua maioria são muçulmanas, têm sido motivo de alarde da sociedade internacional como um todo, o que é plausível, já que os antecedentes das ações do grupo Talibã em relação às mulheres sempre foram preocupantes. No entanto, o bombardeio de informações e notícias vem sendo acompanhado de uma "visão ocidentalizada” do fato, o que faz com que a narrativa dessas mulheres sejam negligenciadas e marginalizadas por uma retórica que perdura de forma colonial, além de viabilizar a propagação da islamofobia..."
Edição 2 - Manifestações no Brasil em 2021 e o Papel da Grande Mídia.
Nauany Jardim Borges dos Santos - 05 de setembro de 2021
"Desde 2020, a pandemia de Covid-19 vem ocupando um grande espaço no noticiário, na mídia, e em nossas vidas, de forma que grande parte dos assuntos atualmente em pauta na sociedade estão de alguma maneira conectados com a situação pandêmica e seus desdobramentos. Em 2021, não está sendo diferente. Ao ligar a televisão, ler jornais ou acompanhar qualquer site de notícias, nos deparamos com reportagens sobre as áreas da saúde, economia, meio ambiente, assuntos internacionais, entre outros..."
Edição 1 - Protecionismo Econômico: A defensiva norte- americana e a ascensão da China.
Guilherme Lazaro Rossi - 01 de agosto de 2021
"Seja ao ligar a televisão ou ao folhear um jornal, um tema constantemente presente na mídia ao longo dos últimos anos é a conflituosa relação entre China e Estados Unidos. A crescente influência da China em mercados caracterizados por estarem na zona de influência norte-americana, como o caso da América Latina, é motivo de incômodo aos olhos estadunidenses..."